quarta-feira, 25 de julho de 2012

Farinha de casca de ovo.

Segue a maneira de preparar a farinha da casca do ovo, que é uma fonte segura e de perfeita assimilação e absorção de cálcio pelo organismo.É fácil, e vale a pena adicionar em sucos, sanduíches, em alimentos diversos, no prato, enfim, podemos enriquecer de maneira natural e sustentável nossa alimentação. Sustentável porque quando utilizamos um ovo, geralmente a casca é descartada, dessa forma, o alimento tem 100% de aproveitamento. Essa medida de aproveitar integralmente os ingredientes, e evitar sobras e resíduos está sendo bem difundida como maneira de extrapolar os limites da sustentabilidade para a cozinha!

O Cálcio é um mineral essencial que tem função estrutural no nosso organismo, auxilia na formação dos ossos e dentes. E em conjunto com outros elementos reguladores, garante a manutenção do equilíbrio do organismo. O cálcio não é residual, ou seja, a parcela que não foi absorvida pelo organismo, cerca de 80%, é eliminada pelas fezes e urina, porém se ingerido em excesso, sobrecarrega o sistema digestivo e excretor.
Cada pessoa, e cada fase da vida requer uma quantidade específica desse mineral,sugiro que cada um pesquise e fale com um nutricionista antes de começar a ingerir o cálcio.
Algumas fontes acessíveis e interessantes de pesquisa:
Inovação Tecnológica
Sustentabilidade Comunitária
Corre Cotia
Revista da PROEC
Emedix
Como preparar:
- Quando utilizar ovos, reseve as cascas pra higienização imediata
- Deixe de molho por no mínimo 30 minutos em solução de 1 litro de água fria com 1 colher de sopa de água sanitária (procure no rótulo se essa marca de água sanitária pode ser utilizada em alimentos, se não é acrescida de perfumes, etc.)
- Após essa etapa, existe duas maneiras de fazer: se sua caixa de água for lavada regularmente, você pode enxaguar bem os ovos, caso duvidade da qualidade da água, deixe as cascas em local ventilado para que o cloro evapore completamente, avalie pelo odor.

- Somente coloque no forno para secar se não perceber mais cheiro de cloro, pois este quando aquecido libera uma dioxina, que é um gás tóxico. Ou seque ao sol.
- Quando estiver seco, bata no liquidificador e peneire a farinha para retirar a película que fica na parte interna da casa, que é composta de matéria orgânica.

- Não achei informações precisas sobre a data limite para armazenamento, mas como na mistura predomina o mineral eu guardo por até 6 meses em frasco etiquetado com a data e o conteúdo.
Outras possibilidades de utilização integral do ovo é despejar a farinha da casca do ovo em hortas, vasos de plantas ou composteiras, e até mesmo para complemento alimentar de animais, seguindo o mesmo procedimento de preparo, só não é necessário peneirar.





.

5 comentários:

  1. Aqui está uma boa maneira de se obter vitaminas naturais! Preciosa receita. Obrigada.
    Beijos para todos.
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Olá!! vi seu blog no de uma amiga e passei pra conhecer!! Aqui é muito lindo, seus post são ótimos e já estou te seguindo para ficar por dentro de todas as novidades! Beijão

    Te espero no Toda Charmosa

    www.todacharmosa.com

    Se quizer me seguir ficarei muito feliz *-*

    ResponderExcluir
  3. Olá, passei para conhecer seu blog e já estou te seguindo, te convido a conhecer meu cantinho e se gostar me siga tb..gostei de tudo por aqui, tudo lindo! www.bybeiju.blogspot.com.br Bjimm

    ResponderExcluir

  4. Olá..eu sou Carol...eu fiz um diario virtual como meu blog, se quiser dar uma passadinha pra visitar eu ficaria mt ofeliz *-* to começando agora...bem comecinho mesmo!!! se gostar me siga pra ficar por dentro dos posts!!!
    Obrigadaa, aqui tbm é mto fofo, ainda to aprendendo a mexer =D

    ResponderExcluir
  5. olá menina... puxa vida mãe de trigêmeos não deve ser nada fácil... ^_^" muito obrigada pela visita em meu blog... e amei o te espaço... lindo e querido... como coração de mãe!!! parabéns.. estou te seguuindo...

    Desejo que seus dias sejam:
    Gostoso como chocolate,
    () ()
    ( '.' )
    (")_(")
    Doce como algodão-doce,
    Luminoso como a luz do sol,
    () ()
    ( '.' )
    (")_(")
    Colorido como o arco-íris,
    Alegre como as flores.
    () ()
    ( '.' )
    (")_(")"
    E Cheia De amor e vida.

    Tem promoção lá no blog de divulgação!!! Beijãooo

    http://vanessacupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir